JUNTA-TE À CONVERSA

180 Creative Camp Abrantes

180 Creative Camp Abrantes
Uma semana de criatividade, conhecimento e diversão
Julho

01

 - 

Julho

08

SHARE

link copiado

Lembras-te de como, quando eras criança, convidavas os teus amigos para virem a casa? Talvez por nenhuma razão em particular, mas depois vinham todos com boas ideias para aproveitar o tempo e divertirem-se. Gostamos de pensar que é assim que o  180 Creative Camp funciona - Ideias, impulsionadas pela nossa imaginação, num turbilhão constante de trocas, criando o que é, para nós, um dos melhores tipos de experiências.

180 Creative Camp é algo que costumávamos ansiar ao longo do ano. Dentro dos diferentes projetos em que o Canal180 participa, o Camp tem um lugar especial no nosso coração. Costumamos vê-lo como a nossa extensão física, o momento e o local para reunir a nossa comunidade online e desafiar a criatividade uns dos outros. Localizado numa pequena cidade de Abrantes, oferece um terreno importante para levantar questões relevantes através da criatividade e das colaborações artísticas.

 Todos os anos tiramos centenas de fotos para capturar a experiência do 180 Creative Camp e traduzimo-las de uma forma que toda a gente, mesmo aqueles que não conseguiram participar, possam disfrutar. Durante as últimas sete edições, criamos conteúdo com participantes e artistas convidados para apresentar alguns dos projetos que floresceram durante esta semana criativa. Mas este ano, pensamos em fazer algo diferente, algo que esclarecesse sobre o que é isto tudo. Porque afinal, chegamos mesmo a explicar-te o que é o 180 Creative Camp?

Some of Us Were Looking at the Stars

"Some of Us Were Looking at the Stars" (Alguns de nós olhavam para as estrelas) é um documentário narrativo no180 Creative Camp e a sua sétima edição em 2018: um retrato de participantes que decidiram vir a Abrantes; artistas convidados que aceitaram o desafio; anfitriões e colaboradores que deram tudo durante o evento; e todos aqueles que se desafiaram a olhar para as estrelas connosco.

ABRANTES

Todos os julhos, durante a semana do 180 Creative Camp, uma pequena e silenciosa cidade é preenchida com barulho, movimento incomum e excitação que se pode sentir nas ruas. Explorar Abrantes foi uma das primeiras coisas que os recém-chegados fizeram. Vindo de lugares como Copenhaga, Nova Iorque, Singapura ou Londres, esta cidade, tão distante da sua realidade, revelou-se um local surpreendentemente familiar.

Estava apenas a passear e isso fez-me lembrar da minha infância, a brincar lá fora e a ficar entediado com isso. Quando simplesmente olhavas para as plantas, para as pedras, e realmente observavas a cerca. São as coisas que me esqueci de olhar na minha cidade e nas grandes cidades.

- Jordy Van Den Nieuwendijk, um ilustrador, pintor e professor de desenho holandês.

180-Creative-Camp-in-Abrantes-2018

Chegar aqui

Na verdade, não há nada mais fácil do que chegar aqui: alguns voaram, enquanto outros vieram de comboio, autocarro ou até de bicicleta. Alguns trouxeram definitivamente as suas motivações, outros, as suas expectativas, todas elas a ser construídas durante o tempo de espera. Mas uma coisa é certa, independentemente disso: todos trouxeram histórias para partilhar.

A minha namorada comprou-me o bilhete o ano passado como prenda de aniversário porque nos últimos três anos queria vir e ia sempre esquecendo-me de comprar o bilhete... Então, acho que fui o primeiro bilhete vendido, tipo, com 8 meses de antecedência.

- Ben Derico,  participante de Chicago, EUA

180-Creative-Camp-in-Abrantes-2018

CRiadores

Quatro workshops, cinco artistas. A sétima edição do 180 Creative Camp foi de facto, uma sortuda.
Com Devin Blaskovich e George Muncey, os nossos participantes exploraram fotografia analógica e criaram uma narrativa com câmaras instantâneas e de longo formato. Jack Turits trouxe uma ideia de criar uma curta-metragem filmado através do espelho retrovisor de um carro. Jordy Van Den Nieuwendijk liderou um workshop de pintura, onde os participantes foram convidados a criar uma identidade para uma micronação imaginária. O Royal Studio realizou uma intervenção artística, desafiando a criatividade e a imaginação dos nossos participantes.

Deixei de desenhar no ensino secundário porque estava tão focado no processo criativo da imagem digital. Mas agora, tenho realmente vontade de voltar a isso e pintar num diário. Este evento foi como um "reset mental" para mim.

- Raquel Costa, participante de Braga, Portugal

Jordy's-workshop-2018

Para a conferência do "Meet the Creators" e mais tarde o momento "Meet Each Other", com análises de portfólio, tivemos a sorte de contar com a presença de artistas como a editora, curadora e editora Elise by Olsen, Lucy Bourton da It’s Nice That, Filipe Magalhães do Fala Atelier e Mads-Ulrik Husum do estúdio Husum & Lindholm.

Do design gráfico à arquitetura, da animação à realização de filmes, os nossos participantes vieram de várias disciplinas, ansiosos por aprender com outros criadores e partilhar o seu próprio conhecimento. Acreditamos que, dentro deste tipo de fusão de mentes criativas, podem ser criados alguns dos projetos mais ambiciosos.

Esse tipo de fusão de todas as diferentes disciplinas criativas não costuma acontecer quando estás online a partilhar o teu trabalho, pois é tão curado e acabas por escolher apenas certas coisas que gostas.

- Lucy Bourton, escritora de staff da It's Nice That, comentando sobre a Análise de Portfólio.

Photography-workshop-2018

THE OFFLINE

Mergulhar num mundo offline é algo para o qual temos cada vez menos tempo. Por isso, o 180 Creative Camp não é apenas sobre trabalho. É também sobre desacelerar, apreciar as pequenas coisas e as pequenas conversas, sem necessidade de pressa. Viver juntos e partilhar refeições também é um importante quebrador de gelo, algo que dissolve as fronteiras entre "amadores" e profissionais, artistas e participantes. A arte e a criatividade são sobre partilhar, e o 180 Creative Camp não é exceção.

Este tipo de campos são algo que te lembras de fazer em criança. Acho também importante fazer isto quando és mais velho...Acho que é algo bom e devíamos fazer mais vezes.

- Lorena Cao, participante de Mallorca, Espanha

180-Creative-Camp-in-Abrantes-2018
180-Creative-Camp-in-Abrantes-2018
180-Creative-Camp-in-Abrantes-2018
180-Creative-Camp-in-Abrantes-2018

foto by Alvaro Campos

Esta é uma história sobre criatividade. Sobre a importância da colaboração nas artes. O significado das pequenas cidades e das conexões offline. O florescimento de ideias e amizades.

Nós chamamos-lhe 180 Creative Camp.

CANAL180 NA TUA CAIXA DE CORREIO

Junta-te à nossa newsletter para ficares a par de futuros conteúdos e projetos!

COM O APOIO DE

180 Creative Camp Abrantes
canal180.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile