O 180 Creative Lab é um momento de colaboração e co-criação entre profissionais criativos e de interação com um público mais vasto, numa cidade com grande potencial artístico e cultural.
A primeira e única edição, em Guimarães, em 2013, um ano após a cidade ter sido nomeada Capital Europeia da Cultura, contou com a participação de artistas como Hiro Murai, Mac DeMarco, Becky&Joe, Jonathan Calugi e Joaquín Mora. Estes artistas conduziram vários workshops e atividades de co-criação que resultaram em numerosas intervenções na cidade e em conteúdos audiovisuais inovadores, incluindo um vídeo musical para a canção “Let My Baby Stay” do músico canadiano.
11 anos depois desta primeira edição, o 180 Creative Lab reaparece, desta vez em Aveiro, a Capital Portuguesa da Cultura 2024, de 19 a 22 de junho.
Sete artistas internacionais e nacionais, entre cineastas, ilustradores, performers, fotógrafos e artistas sonoros, vão reunir-se na VIC // Casa das Artes de Aveiro - a casa museu de Vasco Branco, um espaço emblemático da cidade que inclui uma sala de cinema construída nos anos 60 e um estúdio de gravação - e nas ruas de Aveiro, ao longo de quatro dias, para várias sessões de experimentação, sessões de cinema e conversas, culminando numa exposição coletiva.
“
O 180 Creative Lab é uma oportunidade única de partilhar a nossa visão com a comunidade.
Nestes encontros, reunimos artistas para partilharem experiências, conhecimentos e deixarem a sua criatividade fluir, e podemos ver que o processo criativo inspira e contribui para o ambiente cultural.
”
— Joaquín Mora, Creative Director
SIMONE BRILLARELLI
Simone Brillarelli, ilustrador italiano, trará a sua mistura única de arte analógica e digital, combinando pintura e ilustração com técnicas de rotoscopia e animação digital. Durante o evento, Brillarelli liderará um workshop de rotoscopia e fará pintura ao vivo, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar e aprender as suas técnicas inovadoras em primeira mão.
ANIA VOULOUDI
Ania Vouloudi explora a intimidade do lar por meio da fotografia e poesia, capturando momentos e emoções em espaços quotidianos. No Creative Lab, ela conduzirá uma revisão pública do seu portfólio, compartilhando o seu processo criativo e as histórias por trás das suas obras. Além disso, Vouloudi experimentará com outros artistas, combinando o seu trabalho e técnicas para criar peças colaborativas que misturam diversos meios e estilos.
SAM BREWSTER
Sam Brewster, criativo multidisciplinar, compartilhará sua visão da criatividade numa palestra que destaca algum do seu extenso trabalho em ilustração, design, cinema e diversos conteúdos publicados em vários meios. Além disso, durante o evento, ele filmará uma curta inspirada na VIC // Aveiro Arts House e a sua história.
TÂNIA DINIS
Tânia Dinis apresentará as suas curtas-metragens experimentais e performances que jogam com o carácter fugaz da vida e a fragmentação das memórias, e conduzirá também um workshop de reinterpretação dos arquivos fotográficos de sete idosos de Aveiro. Esta oficina incluirá a retroprojeção de imagens, convidando os participantes a recontextualizar e reinterpretar as suas memórias visuais.
BARBORA MATONYTE
Através da fotografia, Barbora captará a essência de Aveiro, oferecendo uma visão íntima do quotidiano da cidade, realçando a sua beleza e singularidade com uma perspetiva artística altamente sensível.
GAILĖ GRICIŪTĖ
Gailė Griciūtė combinará pintura, instalação e arte sonora nas suas apresentações, criando experiências imersivas que envolvem os espectadores em atmosferas únicas e contemplativas.
Matonyte, através da fotografia, irá capturar a essência de Aveiro, oferecendo uma visão íntima da vida quotidiana na cidade, destacando a sua beleza e singularidade com uma perspetiva artística altamente sensível.
MONO LIRA
Christian Mono Lira percorrerá a cidade de Aveiro, captando momentos e elementos arquitetónicos para criar uma colagem de vídeo intitulada “Documento Territorial”. Esta obra única será projetada em frente ao Teatro Aveirense, oferecendo uma perspetiva dinâmica e visualmente marcante da cidade, ligando a vida quotidiana e a arquitetura numa narrativa visual coesa.
Screening
"À espera de um comboio"
por João Neto
Wed. 19/06 — 20:00
Collective artistic intervention
Simone Brillarelli
Thu. 20/06 — 15:00-19:00
Jardins do Museu de Santa Joana
short film Screening
sam brewster + tânia dinis
Thu. 20/06 — 22:30 — 00:00
VIC // Aveiro Arts House
Workshop - rotoscoping
"Reimagining reality"
Simone Brillarelli
Fri. 21/06 — 10:00-13:00 / 15:00-19:00
VIC // Aveiro Arts House
workshop - Photo Recomposition
Tânia dinis
Fri. 21/06 — 15:00 — 18:00
Location TBD
Portfolio review
Ania Vouloudi
Listening session
"Dark elastic liquid"
Gailé Griciūtė
Fri. 21/06 — 17:30 — 18:30
Location TBD
concert
Lobo Rocha Espvall
Fri. 21/06 — 22:00
GrETUA
Exhibit Inauguration
Ania Vouloudi, Tânia Dinis, Simone Brillarelli
Showing the results of co-creation sessions, as well as Simone's rotoscoping workshop
Sat. 22/06 — 16:00-17:00
Location TBD
SCreening
Sam brewster
A screening of a film shot during 180 Creative Lab by Sam Brewster
Sat. 22/06 — 17:30-18:00
Location TBD