-
The Unexposed convida-nos a olhar para a fotografia e para a forma como esta é construída pelas novas gerações de criadores, razão que nos levou a organizar uma exposição colectiva física. Baseada na série documental com o mesmo nome, a exposição reúne os processos criativos de jovens fotógrafos emergentes.
No dia 25 de março de 2023, das 15h00 às 20h30, a 'rua das galerias' do Porto - Rua Miguel Bombarda, 425 - abriu espaço para as obras de 8 artistas nacionais e internacionais.
Cian Oba-Smith, Maria Baoli, Jetro Emilcar, Alec Castillo, Anabela Pinto, Laura Chen, Starry Kong e Devin Blaskovich vêm de todo o mundo (Estados Unidos, China, Reino Unido e Portugal), com uma coisa em comum: o fascínio pela fotografia e pela representação do quotidiano.
The Unexposed começou com uma questão: podem os jovens ter controlo sobre a sua própria narrativa? Quatro fotógrafos internacionais responderam ao desafio numa série que estreia em 2019, em parceria com a plataforma britânica de fotografia Negative Feedback.
"The constructed image" foi o mote para a segunda temporada de The Unexposed, que apresenta jovens artistas cujo trabalho não se limita apenas à representação fotográfica de uma realidade que lhes é imposta, trabalhando imagisticamente a partir de universos criados, alterados ou subvertidos por eles próprios.
EXIBIÇÃO COLETIVA THE UNEXPOSED
Alec Castillo é um fotógrafo do estado de Nova Iorque e membro da banda de rock and roll, The Nude Party. Ele documenta o mundo e o estilo de vida que habita, seja a vida em digressão ou momentos íntimos com amigos.
Cian Oba-Smith é um fotógrafo nigeriano irlandês que nasceu e cresceu em Londres. O seu trabalho centra-se em comunidades e subculturas de todo o mundo, com um interesse particular em abordar temas que são frequentemente mal representados e apresentá-los sob uma luz diferente.
Maria Baoli nasceu em Madrid e vive e trabalha em Bruxelas. O seu trabalho centra-se nas memórias e nos espaços como ponto de partida para examinar a relação entre identidade e espaços físicos e não físicos.
Jetro Emilcar é um fotógrafo canadiano-haitiano que vive entre Nova Iorque e Montreal. Jetro cresceu na diáspora afro-haitiana de Montreal com a sua família, o que o motivou a representar as suas raízes e comunidade no seu trabalho, através de representações variadas das populações minoritárias.
ANABELA PINTO
Anabela Pinto é uma artista e fotógrafa portuguesa a viver em Londres.
A sua prática reflecte um interesse na relação entre pessoas e tecnologias, cultura de consumo e desejo, e o seu subsequente efeito na estética do nosso ambiente quotidiano.
LAURA CHEN
Laura Chen é uma criadora de imagens e escritora holandesa que vive em Londres, Reino Unido. Trabalhando nos domínios da fotografia, dos meios mistos e do material encontrado ou de arquivo, a sua prática multidisciplinar associa uma abordagem de belas artes e documental em que a investigação, a implementação e a intervenção estão estreitamente interligadas.
DEVIN BLASKOVICH
Devin Blaskovich é um artista visual que trabalha entre o Sul da Califórnia e a cidade de Nova Iorque. Embora ativo comercialmente no espaço editorial e de natureza morta, o seu foco principal é o desenvolvimento de projectos de livros/exposições mais longos que interagem com a representação cultural e o novo potencial visual proporcionado pela combinação de métodos fotográficos tradicionais com temas contemporâneos.
STARRY KONG
Starry Kong é uma artista visual que vive em Melbourne e nasceu em Kunming, na China. Starry interessa-se pelos sentimentos intangíveis e inexprimíveis que são caraterísticos da humanidade. Explora este fenómeno através das suas próprias experiências de perda, luto, alienação e da sua doença mental prolongada, que se tornou a base e a origem da sua prática criativa.
ALEC CASTILLO
ONE MORE MILE
One More Mile mostra o início da banda The Nude Party. A partir de 2013, agendando digressões auto-reservadas, tocando em salas vazias por todo o país, até 2019, tocando em digressões internacionais e digressões de apoio com Jack White, Arctic Monkeys e Orville Peck, até à paragem das digressões devido à Covid-19. Esta não é de forma alguma uma história cronológica, mas uma nuvem de momentos que o fotógrafo considerou importante documentar dentro e fora da estrada. Esta é uma história contínua de intimidade que mostra a sua relação como banda, como amigos e sobre o amor construído ao longo do caminho.
CIAN OBA SMITH
CONCRETE HORSEMAN
As contribuições afro-americanas para a cultura do cavalo têm sido muitas vezes esquecidas nos EUA, mas em todo o país os afro-americanos têm mantido e criado cavalos nos últimos séculos. Filadélfia não é exceção: há mais de cem anos que existe uma linhagem de cavaleiros urbanos negros em Filadélfia. No Norte de Filadélfia, que tem uma população 97% afro-americana e mais de 50% vive na pobreza, existe um estábulo onde os cavalos são mantidos e montados nas ruas por um grupo de cavaleiros urbanos. A pequena comunidade de cavaleiros é como uma família onde rapazes e homens se unem pelo seu amor pelos cavalos. A série pretende desafiar os estereótipos comuns sobre raça e classe numa altura em que são temas de debate tão acesos mas, em última análise, questiona o que significa ser um homem negro na América.
BIKELIFE
Nas zonas industriais de Londres, há um fenómeno em rápido crescimento de jovens rebeldes que optam por passar o tempo a andar de motas de terra e de ciclomotores de uma só roda. São pais, irmãos, pilotos e mecânicos talentosos; são a comunidade da vida de bicicleta. Com lesões comuns e, por vezes, mortes, arriscam as suas vidas todos os dias pela emoção e liberdade de andar numa só roda. Para eles, “não é apenas uma paixão, não é apenas um passatempo, é um estilo de vida”.
ANDOVER & SIX ACRES
Um projeto que analisa os residentes e a paisagem da zona de Seven Sisters, centrando-se especificamente nas “Andover and Six Acres Estates”. A peça procura a verdade por detrás da notoriedade que as propriedades ganharam devido a problemas de criminalidade e droga durante os anos 80 e 90 e procura explorar se estes estereótipos são ou não verdadeiros atualmente.
MARIA BAOLI
IN BETWEEN
In Between explora a relação entre a memória e os lugares das mulheres polacas que vivem na Bélgica e é uma pequena história sobre Sabina, Ania, Aneta e Natalia e as suas vidas na Bélgica. Nesta série, a artista interroga-se sobre a forma como as mulheres polacas se vêem e se definem, o que as torna diferentes e semelhantes e quais são as ligações sociais que têm em comum. Maria explora ideias relacionadas com conceitos como território, memória, identidade e as mudanças globais por que cada um de nós está a passar.
As imagens têm como objetivo traduzir a sua personalidade única e forte no seu próprio ambiente pessoal. Para a fotógrafa, estas mulheres representam uma nova geração de jovens espíritos apaixonados que não têm medo de correr riscos e de avançar apesar das suas raízes.
WAVE OF DREAM
Qual é a linguagem partilhada entre o Homem e o seu ambiente? Que lugar para ele; que rasto, deixado por ele, na natureza? Wave of Dream é uma colagem narrativa com várias camadas que traça sonhos e realidade e aponta as sensibilidades poéticas que toda a vida na Terra tem em comum, num diálogo entre vegetação por vezes suave e por vezes pungente, e retratos distantes emprestados de uma intensa reflexão interior.
JETRO EMILCAR
UNTITLED
O objetivo de Jetro Emilcar, através da sua arte, é tentar desafiar constantemente as narrativas hegemónicas e heteronormativas da sociedade atual para promover uma lógica de inclusão, não só da diversidade de género, raça e classe, mas também da diversidade de ideologias e culturas presentes na atualidade, de forma a contribuir para a reconstrução de uma sociedade mais inclusiva. Jetro considera este trabalho (exposto) a semente que levou à sua atual exploração dos sonhos.
ANABELA PINTO
PRECIOUS THINGS
Baudrillard escreve como o sistema de objetos é a encarnação da satisfação e da desilusão; como encontramos nos objetos uma ambição de agir como substitutos das relações humanas. Aparentemente, parecem resolver um mero problema prático, mas subconscientemente pretendem resolver um conflito social ou psicológico.
Precious Things é uma observação do culto da tecnologia como uma extensão da psique humana, onde os objetos de consumo parecem canalizar, refletir e alimentar-se das emoções dos seus utilizadores.
A luz azul que emana do ecrã permeia as cenas e reitera esta presença, abrigando as delícias da artificialidade, a promessa de uma experiência mais sintonizada.
Repletos de nostalgia, os aparelhos electrónicos domésticos tornam-se os temas principais de narrativas abertas que incitam a imaginação do espetador, ao mesmo tempo que falam de uma relação sempre em evolução e ambígua, da proximidade humana com objetos tecnológicos de desejo, as nossas coisas preciosas.
LAURA CHEN
DOLL, DUMMY, DOUBLE
Doll, Dummy, Double partiu do interesse pelo mimetismo e pela semelhança, que é explorado no contexto do boneco, estatueta, manequim ou autómato como o nosso “duplo” inanimado e mudo. Geralmente moldado a partir de corpos reais, um manequim pode ser considerado uma espécie de fotografia em si mesmo e, à semelhança da imagem fotográfica, espelha e ecoa as condições socioeconómicas do seu tempo. Estes objetos antropomórficos, estas semelhanças de nós próprios, têm a capacidade de atrair, cativar, emular, enganar e até incomodar. Quando fotografadas, muitas diferenças entre uma pessoa real e o seu duplicado fabricado tendem a diminuir devido à capacidade da câmara para as captar congeladas no tempo e no espaço. A fotografia facilita uma dimensão em que ambos parecem poder descolar a qualquer momento para o movimento novamente, confundindo o espetador, pelo menos temporariamente, fazendo-o pensar se o modelo está vivo ou não. Laura utiliza a imagem como um teatro de mistificação, oferecendo inúmeras formas de suscitar associações palpáveis, histórias, fantasias ou mesmo desejos.
DEVIN BLASKOVICH
SOMETHING IN THE WAY OF SPACE
A seleção de imagens aqui apresentada foi realizada ao longo do último ano, proveniente de vários projetos e combinada exclusivamente para esta exposição. Inspirando-se nas fundações conceptuais de artistas como Wolfgang Tillmans, Rinko Kawauchi e Dirk Braeckman, este trabalho tem como objetivo reunir temas variados sob uma estrutura composicional ubíqua, numa tentativa de criar uma nova narrativa não linear que cruza fotografias de paisagens encontradas e de naturezas mortas esculpidas.
STARRY KONG
YOU CAN’T WALK THIS EARTH FOREVER; SOMEDAY YOU WILL HAVE TO FLY
Starry tem sofrido de depressão nos últimos 10 anos, o que a levou a refletir sobre o sentido da vida.
Em 2018, a sua mãe australiana, por quem sentia um profundo afeto, faleceu devido a um cancro no cérebro. Foi a primeira vez que presenciou a morte de alguém que conhecia e sentiu um profundo pesar. A sua compreensão de tais conceitos e crenças sobre o sentido da sua vida foi posta em causa.
Poucos dias depois da sua morte, deparou-se com um sentimento: “Não podes andar nesta terra para sempre; um dia terás de voar”. Era o que a sua mãe costumava dizer aos filhos quando eram crianças. De alguma forma, estas palavras consolaram-na e acompanham-na desde então. As palavras da sua mãe inspiram-na a não ficar obcecada com o estado de vida e a aceitar a mortalidade como parte da vida.
IT’S STILL DARK BUT SOMETIMES I SEE
“Living with depression” — é como se houvesse um muro alto e grosso construído em frente ao coração, e nada pode passar, diz o artista. A luz do sol, a felicidade e a esperança são bloqueadas. A escuridão, o pavor e o desespero são bloqueados.
Esta série de fotografias reflete os momentos em que o fotógrafo começa a ver as estrelas. Apesar de não serem muitas e de serem tão pequenas, são brilhantes e deslumbrantes, ali mesmo, a brilharem para ela. A artista diz que são as estrelas que a mantêm viva.
Ainda deThe Unexposed Season 2 em colaboração com Starry Kong
Podes ver a primeira temporada de The Unexposed, com os artistas Maria Baoli, Cian Oba-Smith, Alec Castillo e Jetro Emilcar aqui. A nova temporada, composta por 4 episódios com Anabela Pinto, Devin Blaskovich, Starry Kong e Laura Chen, está disponível aqui.