JUNTA-TE À CONVERSA

Música

SHARE

link copiado

CANAL 180

apresenta

How does electronic

music work?

During an electronic music performance, people can wonder if the artist is actually playing or if they're checking their email. So, we were curious. What really happens during an electronic music performance?

Electronic music can in fact be hidden behind laptops and unidentifiable gear. And we wanted to know what happens during those performances and what makes them so unique. In the past two editions of Festival Semibreve, we got the opportunity to interview four musicians and let them walk us through their gear, show us their travelling equipment, and reflect on whether there’s space for improvisation during their performances. Scroll down to meet the musicians we talked to and see the work of illustrator Lourenço Providência who created a set of special illustrations on the theme of electronic music.
These 5 episodes, guided by Qasim Naqvi, Karen Gwyer, Keith F Whitman and Valgeir Sigurðsson intend to show us how electronic music works.

A walk-through the complexity of electronic music

foto by Alvaro Campos

#1 On Learning

Aprender como tocar instrumentos obviamente torna este sistema complexo em algo divertido. No início, Keith F Whitman ficou surpreendido com a forma como os instrumentos foram concebidos logicamente e agora considera que é tão intuitivo e fácil chegar a determinados tipos de sons. Pesquisar online é parte do processo. "Há alguns anos, não fazia ideia de como utilizar estas coisas e, na verdade, aprendi muito indo ao Youtube, à Internet e lendo artigos sobre como as pessoas utilizam estas coisas." - Partilha Qasim Naqvi

A walk-through the complexity of electronic music

foto by Alvaro Campos

#2 On Equipment

O equipamento usado numa performance de música eletrónica enche a mesa com sintetizadores divididos em diferentes componentes, alguns para controlo de tensão, outros que produzem efeitos como reverb e delay e, obviamente, um computador. Keith F Withman, Valgeir Sigurdsson e Qasim Naqvi fizeram-nos uma visita guiada ao seu equipamento. 

A walk-through the complexity of electronic music

foto by Alvaro Campos

#3 On Control

s músicos electrónicos conseguem ter tudo sob controlo durante as suas atuações? Karen Gwyer disse-nos que toma notas e tem sempre um plano para saber o que vai acontecer. De facto, é fácil perder o enredo e fazer um som totalmente diferente do que foi planeado. “Metade do processo de atuação musical é o soundcheck” - diz Keith. 

A walk-through the complexity of electronic music

foto by Alvaro Campos

#4 On Improvisation

Durante as atuações de música eletrónica há sempre espaço para a improvisação. Embora os músicos tenham uma estrutura a seguir, podem sempre fazer escolhas durante as atuações. Keith contou: “Acho que tomo cerca de 5 mil decisões quando estou a tocar uma peça de música de uma hora”. Qasim conclui: “O aspeto da improvisação é a forma como a textura das notas é afetada, mas as notas propriamente ditas são escritas e vêm do computador.”

A walk-through the complexity of electronic music

foto by Alvaro Campos

#5 On Authenticity

Afinal de contas, o que é que faz com que cada músico soe tão único? Qasim entrou na música através da música acústica não amplificada, como a música improvisada e a música clássica, e com o seu sintetizador tenta trazer essa sensação de como os instrumentos acústicos ressoam. O instrumento principal de um músico eletrónico é composto por módulos individuais feitos por pessoas de todo o mundo e cada módulo é escolhido para produzir um som específico e é isso que torna cada som tão autêntico.


Uma história guiada por quatro músicos

QASIM-NAQVI

QASIM NAQVI
Qasim é um compositor e baterista. Compõe música para filmes, dança, teatro e conjuntos de música no país e no estrangeiro. Atualmente, Qasim escreve música de câmara e eletrónica em Brooklyn, Nova Iorque, e trabalha numa variedade de projectos como compositor e baterista freelancer.

KAREN-GWYER

KAREN GWYER
Karen é uma produtora nascida no sul dos EUA e criada no norte. Atualmente sediada em Londres, oscila entre vibrações hipnóticas, densamente melódicas, carregadas de graves e de esquerda-techno, e psicadelia ácida diversionária nas suas expansivas atuações electrónicas ao vivo, em grande parte analógicas.

KEITH-F-WHITMAN

KEITH F WHITMAN
Keith é um compositor, performer e artista de gravação atualmente sediado em Brooklyn. Atualmente, as suas energias criativas são largamente colocadas no desenvolvimento contínuo de uma abordagem singular da “Música Eletrónica ao Vivo”, incorporando um sistema híbrido de software e hardware em constante mudança que permite as complexidades desejadas de som e visão.

VALGEIR-SIGURÐSSON

VALGEIR SIGURÐSSON
Valgeir é um compositor e produtor islandês. As suas colaborações incluem Björk, Bonnie 'Prince' Billy, Sigur Rós e muitos outros. A sua música mistura escrita clássica contemporânea e produção eletrónica esotérica, por vezes ao ponto de uma ser indistinguível da outra.

Outros em

Música

A música prospera e fortalece o pensamento de união, ao mesmo tempo que proporciona um lugar para encontrar uma ligação dentro de si mesmo ou com os outros. Com uma história de acesso ao backstage de festivais de música, muitas foram as ocasiões em que filmamos momentos únicos com artistas que admiramos. A música trouxe ao Canal180 inúmeras possibilidades.

VER TODOS

CANAL180 NA TUA CAIXA DE CORREIO

Junta-te à nossa newsletter para ficares a par de futuros conteúdos e projetos!

COM O APOIO DE

A walk-through the complexity of electronic music
canal180.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile