OUTROS EPISÓDIOS DE
VER SÉRIES
in collaboration with
Colaboration Name
SÉRIE
Por vezes, um projeto começa com uma folha em branco e alguns desenhos. Outras vezes, um objeto velho encontrado na rua faz brilhar a ideia. Por vezes, termina num livro cheio de páginas que se podem folhear, ou pode ser um par de elementos gráficos em movimento no início de um vídeo. O design gráfico tem muitas formas e cada mente criativa é conduzida de maneiras distintas.
O caminho entre o analógico e o digital, tendo em conta as mãos humanas no meio dele, é o tema explorado por cada um dos designers que integram esta série Analógico Humano Digital. Fotografada em 2015 entre Portugal e o Brasil, esta é o resultado de uma parceria entre o Canal180 e a Shutterstock.
“
Num estúdio, podemos fazer algo multidisciplinar. Se juntarmos uma fotografia e uma maquete, fazemo-lo a sério, não o fazemos num computador.
”
- Estúdio PUM
Cada cartaz, como, aliás, qualquer criação artística, tem uma história para contar, ou pelo menos é essa a ideia que o Atelier D'Alves tem partilhado connosco. A sua filosofia de trabalho baseia-se no enclausuramento dentro da sensação de desconforto, tirando o máximo partido das constantes mudanças e desafios. Dimitri Lima, do Dmtr.org, não se considera nem um super programador nem um super artista, mas a fuga para o meio é o que mais lhe interessa, trabalhando com programação informática, desenho e animação digital.
Quanto aos R2 Design, o seu trabalho com a imagem é muito influenciado pelas fotocópias, decalque, distorções da fotografia e do vídeo. Da mesma forma, a Epiforma considera que pertence a uma geração que não está totalmente desligada de formas de trabalho analógicas, como as câmaras VHS ou as páginas em branco de um caderno, e por isso tenta utilizar ao máximo esta inter-relação do analógico e do digital.
Bolos Quentes recorda-nos a importância que a exploração de diferentes direcções tem na criação de coisas novas e interessantes quando menos esperamos. DSType Foundry apresenta-nos o mundo da tipografia, noções e importância de elementos como o tipo e a face do tipo no design gráfico. Esta é a Pacifica que envolve os seus clientes com a estratégia e a consultoria que prestam durante os projectos. Mas a diversão também está garantida, pois brincam com as letras, dando-lhes formas e feitios inesperados.
Silvadesigners apresenta-se como um estúdio com muito humor onde se trabalha com “energia gráfica”. De facto, não se trata de fazer o que os clientes querem, mas sim de os ajudar a criar e desenvolver ideias. O trabalho, desenvolvido num estúdio de design, é um trabalho partilhado e a Non Verbal é um exemplo disso. As ideias evoluem, viajam pela mente das pessoas, e isso, juntamente com a fusão de tecnologias antigas e modernas, só pode trazer resultados ainda mais inspiradores para a mesa.
VÊ A SÉRIE COMPLETA
O Atelier D'Alves é o culminar natural de um percurso que teve início em 2009, quando Sérgio Alves começou a trabalhar de forma autónoma com um leque diversificado de clientes.
Vê o episódio completo.
Nascido no Brasil, Dimitre Lima (Dmtr.org) é um designer gráfico multifacetado que trabalha com música, programação de computadores, websites, desenho, gravura e animação digital.
Vê o episódio completo.
Criado em 1995 por Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo, R2 é um estúdio de design localizado no Porto.
Vê o episódio completo.
Epiforma é um estúdio multidisciplinar sediado no Porto. Utilizam o design como método de construção de experiências envolventes.
Vê o episódio completo.
O atelier de design Bolos Quentes desenvolve um trabalho diversificado, desde peças culturais e artísticas a projectos para instituições de grande dimensão.
Vê o episódio completo.
A DSType é uma fundição de tipos vencedora de vários prémios com quase 20 anos de experiência, especializada na conceção de tipos de letra para revistas, jornais, empresas e instituições culturais em todo o mundo.
Vê o episódio completo.
A Pacifica é um estúdio de design gráfico independente que traz uma riqueza de conhecimentos e entusiasmo a cada novo projeto e oferece um leque de capacidades que inclui sistemas editoriais, de exposição, sinalização, websites, motion e identidade de marca.
Vê o episódio completo.
Silvadesigners cria projectos de design, livros, revistas e jornais. Utilizam o humor, a tipografia (retro e artesanal), referências do quotidiano e tecnologia.
Vê o episódio completo.
Antigamente conheciam-nos como Atelier Martino&Jaña. Trabalham com cartazes de jazz, livros multifacetados e o fascínio por sistemas visuais e tipografia, o que significa que são uma equipa com uma vasta experiência em projetos de design multidisciplinares.
Vê o episódio completo.
Outras séries de
A arte tem sido uma forma de expressão e comunicação desde os primórdios da humanidade. Hoje em dia, as peças de arte que moldaram um certo período da história são as mesmas que influenciam os artistas de hoje nas suas mais diversas criações. Da pintura à fotografia, os nossos conteúdos centram-se nos processos tradicionais e digitais.
VER TUDO