SHARE
link copiado
O What Else Europe começou em 2015 e surgiu da ideia de reunir todos os tipos de criativos de toda a Europa para se inspirarem mutuamente, criarem em conjunto, trabalharem em rede e promoverem a ideia de unidade. Realiza-se uma vez por ano, alternando entre diferentes cidades europeias.
Num documentário filmado durante a edição de 2017, em Antuérpia, narrado por Thomas Mandl (fundador do projeto), cada um dos três participantes entrevistados fala sobre a sua perspetiva da Europa, a sua experiência criativa a trabalhar e a viver na Europa e o seu envolvimento com o What Else Europe.
“
“Penso que, mais do que nunca, é importante pensar numa nova bandeira para a Europa. E com uma nova bandeira para a Europa, uma nova identidade para a Europa.”
”
- Thomas Mandl
Partimos da ideia da bandeira e da sua típica composição vertical para contar uma narrativa audiovisual baseada em três dos participantes no What Else Antwerp.
As três narrativas desenvolvidas em paralelo, e cada um deles assume o papel principal no seu tempo, com o seu ator a dar voz ao vídeo respondendo a um conjunto de perguntas. Entretanto, as restantes duas narrativas são desenvolvidas através de um ponto de vista visual e não interferem na perceção do diálogo que está a ser apresentado.
Mary Kibirige, estocolmo (Suécia)
Mary criou uma rede chamada EMPWRGRP, que tem por objetivo investir em mulheres negras nas suas funções de liderança.
Ela fala sobre What Else Europe: “ Pessoas criativas (tal como pessoas que têm feito isto há muito tempo mas também pessoas como eu que acabaram de começar) conectam-se com diferentes ideias e projetos de uma certa forma, e conhecer as culturas de outras pessoas e ver o que elas fizeram”.
Oliver Tippl, Munique (alemanha)
Oliver é um diretor criativo e artístico e publica a sua própria revista chamada Wunder (a palavra alemã para milagre). A revista é sobre seres humanos que ele vê como milagres.
Oliver defende que ser parte da União Europeia é algo de que devemos ter orgulho.“Com a UE fazemos parte de algo e acho que as pessoas podem estar orgulhosas disso. (...)Temos pessoas muito fortes e também criativos fortes, por isso penso que podemos orgulhar-nos de fazer parte da UE e temos de nos manter fiéis a isso e tentar ter uma mente aberta a outras culturas e países e a outras pessoas em geral”.
Kasia Dorda, Varsóvia (Polónia)
Kasia é arquiteta paisagista, produtora, gestora e, por vezes, diretora criativa.
“O projeto What Else Europe representa tudo aquilo em que acredito, ou seja, a união de pessoas com origens muito diferentes, mas que, de alguma forma, acreditam na mesma coisa”.
“
Todas as pessoas que vêm ao What Else Europe, não importa se são artistas ou participantes, têm em comum o facto de estarem a criar, de terem encontrado um meio e uma forma de se expressarem e de já se terem começado a expressar.
”
- Thomas Mandl
foto by Alvaro Campos
Este filme estreou em abril de 2018 no Festival Política (Cinema São Jorge, Lisboa).
Outros em
A arte tem sido uma forma de expressão e comunicação desde os primórdios da humanidade. Hoje em dia, as peças de arte que moldaram um certo período da história são as mesmas que influenciam os artistas de hoje nas suas mais diversas criações. Da pintura à fotografia, os nossos conteúdos centram-se nos processos tradicionais e digitais.
VER TODOS