SHARE
link copiado
SHARE
link copiado
Ver série
Fomos ao Cologne na Alemanha para o c/o pop para filmar o qaurto episódio de "New Activists of European Culture". A série feita em parceria com a We are Europe deu-nos a oportunidade de viajar pelo mundo e ouvir uma variedade de artistas e ativistas. Neste episódio, a conversa foca-se na relação entre clubbing e ativismo.
Uma conversa entre Matthew Collin e Katarina Serulus
Já ouviste falar da Revolução Rave da Geórgia? Poderá um protesto baseado em milhares de jovens georgianos a fazer “rave” nas ruas ter consequências positivas?
A conversa entre Matthew Collin e Katarina Serulus centrou-se nas discotecas e nos efeitos de as trazer para o exterior como forma de ativismo. Matthew contou-nos a história que aconteceu no início de 2018 na Geórgia e que mostrou o impacto que o ativismo pode ter, mesmo num país pequeno.
Algures no centro de Colónia, um jornalista e um curador de arte discutem a política da dança.
Com a polícia a invadir os clubes noturnos LGBT mais populares do país numa demonstração de força, dez mil jovens georgianos sentiram a sua liberdade atacada e decidiram fazer rave nas ruas em protesto. O protesto ficou conhecido como a Revolução Rave da Geórgia e foi “o primeiro movimento juvenil de massas de pessoas que cresceram sem memórias de terem vivido sob o regime comunista”, de acordo com Matthew.
Quais foram os efeitos de delirar nas ruas?
Algumas das pessoas que lá se encontravam estavam ligadas a um movimento ativista contra a proibição das drogas chamado White Noise e, como Matthew nos contou, algumas semanas depois do protesto (e também depois de um pedido de desculpas pelo assalto por parte do ministro responsável pelas forças policiais), as chaves da discoteca foram devolvidas e, coincidência ou não, o tribunal constitucional decidiu descriminalizar a posse de marijuana.
“
Penso que é muito importante desenvolver também um discurso sobre a política da dança, porque se trata de uma noção tão ampla que é importante falarmos uns com os outros e com pessoas de diferentes origens para sabermos o que é e para onde queremos ir.
”
- Katarina Serulus
Matthew Collin
Matthew Collin é um jornalista que escreveu para muitos jornais e revistas, incluindo The Guardian, Observer, Wall Street Journal, etc. Matthew trabalhou como correspondente estrangeiro para a BBC, a Al Jazeera e a Agence France-Presse, e é atualmente editor da Balkan Investigative Reporting Network. É também autor de alguns livros, como Rave On: Global Adventures in Electronic Dance Music, um livro sobre a música eletrónica de dança em todo o mundo, e ainda The Time of the Rebels, This Is Serbia Calling e Altered State.
Katarina Serulus
Katarina Serulus estudou história da arte e culturas de design na KU Leuven e na VU Amsterdam. Em 2016, defendeu a sua tese de doutoramento na Universidade de Antuérpia, intitulada Design & Politics: A promoção pública do design industrial na Bélgica do pós-guerra (1950-1986). Desde 2017, é gestora de projectos no Centrum Vlaamse Architectuurarchieven. Katarina foi também curadora de várias exposições de design, incluindo a do ADAM Brussels Design Museum Panorama: Uma história do design moderno na Bélgica e Night Fever.
“
O clube ainda pode ser este fórum de auto-expressão, especialmente em lugares que não são tão livres como na Europa Ocidental. Apesar de toda esta sobrecomercialização maciça e desta “Las Vegaslização” da cultura do clube, este ainda tem algum papel a desempenhar.
”
- Matthew Collin
“New Activists of European Culture” é uma série do Canal180 que se centra em conversas entre ativistas da Europa. Nasceu de uma parceria com a We Are Europe, que promove, cria e produz 8 grandes eventos europeus. O seu principal objetivo é desenvolver uma visão prospetiva da cultura eletrónica, da tecnologia e do empreendedorismo, contribuindo simultaneamente para novos desenvolvimentos sociais e políticos através de uma abordagem interdisciplinar.
COMO PODEM OS CIDADÃOS COMUNS RECUPERAR O ESPAÇO PÚBLICO?
Beyond the Walls, o quinto episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Salónica, na Grécia, durante o Reworks. Uma conversa sobre ativismo cultural entre John Patelias e Nikos Kalligas.
Lê a história.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NOTURNA PARA AS CIDADES?
O sexto episódio de New Activists of European Culture, Notes from the Underground, tem lugar em Haia, nos Países Baixos, durante o Festival TodaysArt. Uma conversa sobre a vida noturna e as suas possibilidades entre Ella Overkleeft e Sama Abdulhadi.
Lê o artigo.
O QUE FAZ UMA CULTURA?
O sétimo episódio de New Activists of European Culture, Northern Light, tem lugar em Tromsø, Noruega, durante o Festival Insomnia. Uma conversa sobre nomadismo moderno e identidade entre Aslak Holmberg e Srećko Horvat.
Lê a história.
O QUE FAZ DE NÓS HUMANOS?
O primeiro episódio tem como pano de fundo o Elevate Festival (Graz, Áustria). Vasilis Tsartsanis e Ben Frost partilharam as suas experiências de vida num ambiente de neve.
Ler a história.
A SOCIEDADE POLÍTICA É CAPAZ DE MUDAR A POLÍTICA?
Resistance, o segundo episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Lyon, França, durante o Nuits Sonores. Uma conversa entre Máret Ánne Sara e Angnieszka Wisniewska.
Lê a história.
O QUÃO IMPORTANTE É A ARTE EM TEMPOS DE CONFLITO?
O terceiro episódio de New Activists of European Culture, Invisible Borders, centra-se numa conversa entre Mohamed Jabaly e Alistair Alexander. Gravado em Barcelona, Espanha, durante o Sónar.
Lê a história.
in collaboration with