SHARE
link copiado
SHARE
link copiado
Ver série
Para o quinto episódio de “New Activists of European Culture”, viajámos até Salónica, na Grécia, durante o festival Reworks e tivemos a oportunidade de conhecer John Patelias e Nikos Kalligas. Um urbanista e engenheiro civil e um artista de rua juntaram-se para discutir a reabilitação do espaço público em Salónica e o papel da arte de rua como forma de ativismo.
uma conversa entre John Patelias e Nikos Kalligas
Apanhámos um voo para a Grécia com o objetivo de descobrir novas histórias sobre o ativismo na cidade de Salónica. Quando chegámos, descobrimos que a reivindicação de espaços abertos é a forma mais importante de ativismo na cidade. A cidade tem muitos espaços vazios e abandonados em consequência da crise. As comunidades juntam-se e ocupam estes espaços não utilizados para uso público.
O próprio Reworks acaba por ser uma forma de ocupação do espaço e de ativismo. O festival reapropriou-se de espaços abandonados, como a Sala de Concertos de Salónica para o Agora Forum ou o complexo industrial de FIX para o festival de música. De certa forma, a reapropriação destes espaços é uma forma de ativismo social e tudo isto contribui para melhorar a vida em Salónica.
John e Nikos, ambos naturais de Salónica, preocupam-se com a cidade e são ambos ativistas à sua maneira. Como Nikos nos disse, os cidadãos estão preocupados com a cidade e querem fazer de Salónica uma cidade resiliente novamente. Nikos diz que se há um problema e a cidade precisa de uma mudança, são as pessoas que têm de o resolver. Acredita verdadeiramente que uma cidade é o seu povo.
Tivemos a oportunidade de passear pelas ruas desta cidade e apreciar a arte de John em muitas paredes e edifícios. Patelias conta histórias e envia mensagens através da sua arte nas paredes de Salónica. Nikos, por outro lado, fez-nos uma visita guiada ao parque de bolso que ele e um grupo de vizinhos estão a construir junto à rua Svolou. No caminho para lá, passámos pela rua onde todos os anos organizam o Jantar da primavera (um jantar com toda a vizinhança no meio da rua). A ideia destes projetos é transformar o seu bairro num bairro mais animado através de uma série de atividades comunitárias e da participação local. No quinto episódio desta série “New Activists of European Culture”, John e Nikos falam sobre o ativismo local, através da ocupação e reapropriação do espaço.
“
Ativismo cultural em espaço e tempo real é algo muito novo para a cidade.
”
- Nikos Kalligas
Nikos Kalligas
Nikos Kalligas é urbanista e engenheiro civil. Estudou Planeamento Urbano na Universidade Aristóteles de Salónica e prosseguiu os seus estudos como Engenheiro Civil. Nikos sempre esteve interessado em participar ativamente na vida da sua cidade e preocupado com o que se passava à sua volta. Juntamente com cidadãos igualmente preocupados, faz parte da Iniciativa do Bairro Al. Svolos. Esta comunidade preocupa-se com formas alternativas de melhorar a cidade e, por isso, organiza atividades e eventos para aumentar a participação democrática e o sentimento de pertença, como o Jantar da primavera, e está também a construir o primeiro parque de bolso da Grécia na sua cidade, Salónica.
John Patelias
John Patelias é um ilustrador urbano de Tessalónica. John estudou banda desenhada e trabalhou como ilustrador e designer gráfico para muitas marcas gregas. Atualmente, utiliza tinta, lápis, marcadores e pincéis como ferramentas para transformar paredes vazias em algo com uma mensagem. O seu trabalho é inspirado na ficção científica, no surrealismo e na cultura pop e é conhecido pelas suas cores vivas e um pormenor limpo característico. Patelias participa habitualmente em festivais de arte, como o Street Art Festival Thessaloniki, o Street Mode Festival ou o Influence Festival, e também pinta em grupo ou assiste outros artistas. Para além de Salónica, a arte de Patelias pode ser vista noutras cidades da Grécia e mesmo noutros países, como o mural que ajudou Argiris Ser a pintar no Village Underground em Londres para a campanha Education Is Not a Crime.
“
A painted wall is the most fast message that you can send to someone and it goes directly. Whatever message you paint in a wall, the message will find a receiver.
”
- John Patelias
“New Activists of European Culture” é uma série do Canal180 que se centra em conversas entre ativistas da Europa. Nasceu de uma parceria com a We are Europe, que promove, cria e produz 8 grandes eventos europeus. O seu objetivo é desenvolver uma visão prospetiva da cultura eletrónica, da tecnologia e do empreendedorismo, contribuindo simultaneamente para novos desenvolvimentos sociais e políticos através de uma abordagem interdisciplinar.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NOTURNA PARA AS CIDADES?
O sexto episódio de New Activists of European Culture, Notes from the Underground, tem lugar em Haia, nos Países Baixos, durante o Festival TodaysArt. Uma conversa sobre a vida noturna e as suas possibilidades entre Ella Overkleeft e Sama Abdulhadi.
Lê o artigo.
O QUE FAZ UMA CULTURA?
O sétimo episódio de New Activists of European Culture, Northern Light, tem lugar em Tromsø, Noruega, durante o Festival Insomnia. Uma conversa sobre nomadismo moderno e identidade entre Aslak Holmberg e Srećko Horvat.
Lê a história.
O QUE FAZ DE NÓS HUMANOS?
O primeiro episódio tem como pano de fundo o Elevate Festival (Graz, Áustria). Vasilis Tsartsanis e Ben Frost partilharam as suas experiências de vida num ambiente de neve.
Ler a história.
A SOCIEDADE POLÍTICA É CAPAZ DE MUDAR A POLÍTICA?
Resistance, o segundo episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Lyon, França, durante o Nuits Sonores. Uma conversa entre Máret Ánne Sara e Angnieszka Wisniewska.
Lê a história.
O QUÃO IMPORTANTE É A ARTE EM TEMPOS DE CONFLITO?
O terceiro episódio de New Activists of European Culture, Invisible Borders, centra-se numa conversa entre Mohamed Jabaly e Alistair Alexander. Gravado em Barcelona, Espanha, durante o Sónar.
Lê a história.
A DANÇA PODE LEVAR À MUDANÇA?
O quarto episódio de New Activists of European Culture, Politics of Dancing, tem lugar em Colónia, na Alemanha, durante o co/pop. Uma conversa sobre clubbing e ativismo entre Matthew Collin e Katarina Serulus.
Lê a história.
in collaboration with