OUTROS EPISÓDIOS DE
VER SÉRIES
in collaboration with
SÉRIE
As redes sociais tiveram um impacto profundo na forma como nos relacionamos com a fotografia. A partilha de fotografias tornou-se fácil e instantânea e a fotografia trivial. E assim, tentando dar sentido à cultura jovem neste mundo visual, procuramos um estilo genuíno e pontos de vista diferenciadores para colocar a questão: Será que os jovens ainda podem ter controlo sobre a sua própria narrativa?
Para responder a esta questão, olhámos para os que estão por detrás das câmaras. Os jovens fotógrafos que começaram as suas carreiras não há muito tempo, mas que já estão a deixar a sua marca pela sensibilidade que mostram em retratar o mundo de uma perspetiva diferente, seja através da análise de subculturas mal representadas ou da documentação de momentos íntimos entre amigos. Eles contam as histórias de uma geração e nestas séries chamamos-lhes The Unexposed.
foto by Alvaro Campos
Fotografias por Jetro Emilcar
Para o The Unexposed, convidámos jovens fotógrafos de todo o mundo para partilhar o dia connosco, dando a conhecer o seu quotidiano e os seus processos criativos. Num processo semelhante ao do Diretor ID, cabe ao fotógrafo decidir como capturar as suas entrevistas, que depois nos mandam para editar. O resultado é um retrato íntimo e único dos seus mundos.
The Unexposed é uma série original do Canal180 em colaboração com Negative Feedback. Os primeiros episódios serão lançados ao longo do mês de outubro, um por quinta-feira, a partir de 10 de outubro. Serão publicados no sítio Web e nos canais das redes sociais do Canal180, bem como no canal do Youtube da Negative Feedback.
CAPÍTULO 4: JETRO EMILCAR
Jetro é um fotógrafo Canadiano/Haitiano atualmente sediado entre Montreal e Nova Iorque. Através da fotografia, ele tenta perceber a sua conexão com o mundo. Abordando cada sessão como um novo projeto, e através de elementos da fotografia, conta sempre uma história puramente emocional. Jetro trabalha em editorial e moda e é um colaborador de longa data do estilista de Montreal Josh Reim, para quem fotografou frequentemente campanhas.
“
Tento não pensar muito em como ganhar maturidade artística, mas sinto que acontece quando combinas muitas horas a tirar fotos com experiências de vida únicas e interessantes.
”
- Jetro Emilcar
COLABORAÇÕES EM DESTAQUE
Jetro Emilcar e Josh Reim começaram a colaborar mal se conheceram
Jetro Emilcar e o designer de moda de Montreal Josh Reim começaram a colaborar depois de se conhecerem através de um amigo comum, numa altura em que a sua prioridade era produzir trabalho o mais rapidamente possível. Jetro fotografou diferentes projetos para Josh, mas colaboram especialmente nos Lookbooks de Josh. No seu processo criativo, os dois trocam ideias que gravitam em torno de um sentimento, que Jetro traduz em imagens para os Lookbooks.
Vê mais do seu trabalho aqui e aqui
“
Não acho que consiga atingir algo interessante se não for muito pessoal. O meu objetivo é comunicar um sentimento.
”
- Jetro Emilcar
CAPÍTULO 3: ALEC CASTILLO
Alec Castillo é um fotógrafo sediado em Nova Iorque e membro da banda de rock Nude Party. Ele documenta o mundo e o estilo de vida que habita, seja a vida em digressão ou momentos íntimos com amigos. Os seus documentos visuais de amizade, aventura e auto-identidade foram apresentados em várias galerias de Nova Iorque e publicados na Huck Magazine e It's Nice That, entre outros.
PROJETO EM DESTAQUE
Stay A Little Longer é um projeto de fotografia que documenta e explora as relações na juventude de Alec
Foi nas Blue Ridge Mountains, na Carolina do Norte ocidental, que Alec começou a tirar fotografias. Nas fotografias granuladas a preto e branco, com os picos destas montanhas como pano de fundo, vemos, através da objetiva de Alec, uma fase da sua vida em que fazia novos amigos e procurava uma identidade. O resultado é um retrato nostálgico da juventude, da amizade e da procura de auto-identidade dentro de um grupo maior.
Vê mais imagens aqui
Exibição One More Mile
é uma retrospetiva fotográfica da Nude Party em digressão
Durante o tempo em que têm andado em digressão pelo país, Alec tem documentado a sua vida em digressão. Como parte do grupo, as fotografias que Alec tira à sua banda, aos amigos e aos desconhecidos com quem se cruzam vão para além das cenas clássicas das digressões e parecem um retrato sincero do tempo passado com os seus amigos mais próximos, numa visão íntima da vida de uma banda em digressão.
A exposição abre a 15 de novembro na 98 Orchard Gallery em Nova Iorque e estará patente até 18 de novembro. Para mais informações, clica aqui.
CAPÍTULO 2: MARIA BAOLI
Combinando preto e branco, cor, processos alternativos como cianótipos e colagem, as imagens de Maria Baoli exploram a nossa relação com o mundo e a natureza. O seu trabalho, que se articula numa escrita delicada e sensual, revela uma viagem interior repleta de perguntas e não de respostas. Nascida em Espanha, Maria Baoli vive e trabalha em Bruxelas desde 2012. Licenciada pela Escola de Fotografia Agnès Varda, em Bruxelas, em 2016, o seu trabalho foi recentemente apresentado em exposições colectivas e individuais nos Países Baixos, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Letónia.
PROJETO EM DESTAQUE
In Between explora o impacto que a globalização tem tido na diluição das culturas e identidades nacionais e locais
O projeto documenta as vidas de Sabina, Ania, Aneta e Natalia para explorar a relação entre memória e lugares de mulheres polacas a viver na Bélgica.
Nesta série, Maria explorou a forma como as mulheres polacas se vêem e se definem a si próprias; são polacas, mas viveram no estrangeiro o tempo suficiente para trazerem outras identidades e valores para o seu passado. Representam uma geração que não tem medo de se mudar para o estrangeiro e de correr riscos - uma experiência individual que se relaciona com uma experiência universal partilhada.
Para saber mais, lê isto.
ARTISTIC INSPIRATIONS
Kensuke Koike & Felix Vallotton inspiram o trabalho de Maria Baoli
Quando questionada sobre as suas inspirações artísticas, Maria cita Kensuke Koike, um artista japonês que, em “Single Image Processing”, dá nova vida a fotografias descartadas do passado, bem como Felix Vallotton (1825-1925), um pintor e gravador suíço e francês associado ao grupo de artistas conhecido como Les Nabis.
CAPÍTULO 1: CIAN OBA-SMITH
Cian Oba-Smith é um fotógrafo sediado em Londres que trabalha em projetos comerciais, editoriais e pessoais. Descreve o seu trabalho como sendo maioritariamente fotografia de retrato documental, onde retrata a relação entre as pessoas e os seus ambientes de uma forma realista mas terna. Cian tende a concentrar-se em comunidades e subculturas que são frequentemente mal representadas, de modo a retratá-las sob uma luz diferente. A sua fotografia foi apresentada no iGNANT, Creative Review, It's Nice That, Dazed & Confused, entre outros, e colaborou com empresas como a Vice, Nike, Google e Facebook.
“
Uma coisa que me preocupa enquanto fotógrafo é a ideia de estagnação. Não quero chegar a um ponto em que sinta que não estou a progredir ou que estou a perder a espontaneidade que torna a fotografia excitante.
”
- Cian Oba-Smith
PROJECTS UNDER FOCUS
Andover & Six Acres é um projeto que se centra nestas duas propriedades na zona de Seven Sisters, no norte de Londres
Cian Oba-Smith olhou para trás dos estereótipos que rodeiam estes bairros infames, que se tornaram famosos nos anos 80 e 90 devido a problemas de criminalidade e droga. Ao retratar os habitantes culturalmente diversos destas propriedades sob uma luz de honestidade, otimismo e intimidade, Cian mostra que, apesar de existirem alguns problemas até hoje, a vida numa propriedade é mais do que um ambiente opressivo e perigoso.
O projeto é uma reflexão de Londres como um todo, contado através da história de uma pequena parte da cidade, que diz algo muito maior sobre a sociedade.
Para saber mais, lê isto.
“
Quando fiz o Concrete Horseman estava a passar por um processo de compreensão do que significa ser negro e americano e da realidade em geral. Estava a ler James Baldwin e Malcom X e outras pessoas do género, pelo que me pareceu correto fazer esse projeto nessa altura.
”
- Cian Oba-Smith
Concrete Horseman captaram a imaginação de Cian ao cruzarem-se com a imagem do cowboy, um ícone americano.
Enquanto os cowboys são tipicamente retratados como brancos, muitos dos cavaleiros na América eram tradicionalmente negros, assim como muitos dos primeiros vencedores do Kentucky Derby.
Para este projeto, Cian foi para o Norte de Filadélfia, onde existe um estábulo onde os cavalos são mantidos e montados nas ruas por um grupo de cavaleiros, formando uma pequena comunidade onde rapazes e homens se unem pelo seu amor pelos cavalos.
A série pretende desafiar os estereótipos comuns sobre raça e classe numa altura em que são temas de debate tão acesos, mas, em última análise, questiona o que significa ser um homem negro na América.
Para saber mais, lê isto.
sobre Negative Feedback
Conhecemos George Muncey na edição do ano passado do 180 Creative Camp, onde deu um workshop sobre fotografia analógica e onde o entrevistámos (vê aqui).
Criada por George Muncey, a Negative Feedback é um recurso de vídeos informativos e publicações para entusiastas da fotografia de filme, incluindo uma publicação impressa.
As colaborações estão no centro do nosso trabalho e, por isso, convidámos a Negative Feedback a colaborar connosco na primeira temporada desta série. Os episódios também estão disponíveis no canal de Youtube da Negative Feedback.
Outras séries de
VER TUDO