SHARE
link copiado
SHARE
link copiado
Ver série
Fomos ao IAM Weekend em março passado, em Barcelona, para o encontro de pensadores criativos e organizações líderes que se preocupam com o futuro da(s) Internet(s). O festival levantou uma questão: Como é que podemos desacelerar, descolonizar e analisar a coevolução das tecnologias e sociedades digitais da(s) Internet(s)? E achámos que devíamos reunir uma série de reflexões sobre o assunto. Afinal, como será o(s) futuro(s) da(s) internet(s)?
REFLEXÕES SOBRE O(S) FUTURO(S) DA(S) INTERNET(S)
Xiaowei Wang
Willa Köerner
Rasheedah Phillips
Xiaowei Wang, Willa Köerner e Rasheedah Phillips são três mulheres cujas ideias se cruzam na forma como vêem o futuro tecnológico. Xiaowei, engenheira e designer, é a diretora criativa da Logic Magazine, uma revista impressa sobre tecnologia e cultura. Falou-nos do futuro da conversação e de como podemos utilizar a Internet para construir uma comunidade em linha. Como diz o manifesto da Logic Magazine: “Merecemos uma conversa melhor”. Willa Köerner é a Diretora de Conteúdos Criativos do The Creative Independent, um recurso de orientação emocional e prática para pessoas criativas. Willa reflete sobre a relação das pessoas com a Internet e sobre como a podemos tornar mais consciente. Rasheedah Phillips é co-fundadora do Black Quantum Futurism Collective, em Filadélfia, e membro fundador do Metropolarity Queer Scifi Collective. Rasheedah partilhou connosco as suas ideias sobre o futuro e a forma como as nossas percepções do tempo e o acesso ao nosso passado o influenciam.
“
Há uma Internet diferente para cada pessoa.
”
- Xiaowei Wang
foto by Alvaro Campos
“
O futuro não está definido na física quântica, o futuro não está predeterminado, o futuro é variável, o futuro é não binário, e por isso temos de o pluralizar porque é plural e toda a gente tem o seu próprio futuro, as comunidades têm o seu próprio futuro.
”
- Rasheedah Phillips
foto by Alvaro Campos
“
Se não reconsiderarmos a forma como utilizamos a Internet, corremos o risco de a deixar controlar-nos e de a deixar aproveitar-se completamente de nós.
”
- Willa Köerner
As ferramentas de que dispomos adaptam-se à complexidade da comunicação humana? Como será o futuro da comunicação? O que acontece quando a informação se descentraliza? Como podemos melhorar a nossa relação com a Internet? O que podemos fazer para tornar a nossa experiência mais consciente? Um futuro partilhado é uma ilusão? Como será o(s) futuro(s) da(s) Internet(s)? Xiaowei, Willa e Rasheedah contam-nos os seus pontos de vista sobre a relação entre os seres humanos, a Internet e o futuro.
Este é o terceiro capítulo da nossa coleção de filmes intitulada “Thoughts on”, onde damos uma plataforma a artistas e investigadores independentes para exprimirem as suas ideias sobre temas específicos. Leia o nosso artigo sobre Thoughts on Collectivism e sobre Thoughts on Artificial Intelligence.
in collaboration with
Outros em
Ver todos