SHARE
link copiado
Numa altura em que os jornais estão a passar para a internet, e o papel está a tornar-se cada vez menos usado, o mercado para publicações independentes está a crescer. Mesmo que seja apenas para nichos. Estas publicações, normalmente centradas em assuntos criativos, apresentam perspetivas que tendem a ser diferentes das revistas comerciais.
IAM Weekend is an annual event that explores different perspectives regarding the post-technological future of all things. Viajámos a Barcelona, durante a IAM Weekend 16 para conhecer as pessoas por detrás do Recens Paper, Intern Magazine, Freunde von Freunden, PERDIZ Magazine, and étapes: de maneira a descobrir onde se encontra o Futuro das Publicações de Nicho. O resultado é uma série de cinco episódios em revistas, que podes ver abaixo.
PROBLEMA #1 Recens Paper
Elise By Olsen e duas amigas que conheceu online chegaram à conclusão que não existiam revistas de cultura juvenil inspiradoras. Decidiram criar uma, e foi assim que nasceu a Recens Paper. Desde então, Elise tem sido chefe de redação da Recens, mas assim que fez 18 anos decidiu demitir-se do seu cargo, pois sentiu que já não estava numa idade em que pudesse falar pelos “jovens”.
“
A juventude está a criar o futuro. Somos nós que vamos criar a sociedade. Estamos a educar-nos uns aos outros. É também por isso que é muito importante implementar novamente o valor do produto físico. Nós é que mudamos o jogo.
”
- Elise By Olsen, Editora-chefe
PROBLEMA #2 Intern Magazine
“
Eu próprio fiz alguns estágios e fiquei realmente fascinado com a cultura e a quantidade de pessoas que conheci que eram estagiários. Por isso, quis criar algo que os tirasse dos bastidores e os colocasse na primeira página.
”
- Alec Dudson, Fundador e editor-chefe da Intern Magazine
PROBLEMA #3 Freunde von Freunden
Traduzida para português, Freunde von Freunden significa Amigos de Amigos e, como explica o seu diretor-geral Frederik Frede, a revista é uma espécie de mini Facebook, onde as pessoas são apresentadas a outras pessoas e a potenciais amigos.
“
Desde o início que nos concentrámos em contar histórias de pessoas criativas que têm um passado inspirador, que podem contar coisas realmente interessantes da sua vida. Não nos interessa muito se é analógico ou digital, apenas queremos criar bons conteúdos com amigos.
”
- Frederik Frede, Cofundador e diretor-geral da Freunde von Freunden
PROBLEMA #4 PERDIZ Magazine
O nome da revista vem do ditado “Feliz como una perdiz” que, traduzido para português, significa algo como “feliz da vida”. Como explica a chefe de redação Marta Puigdemasa, a revista pretende mostrar as diferentes formas de ser feliz das pessoas.
“
Penso que antes, a maioria das pessoas não conhecia este tipo de revistas, mas agora cada vez mais pessoas estão a comprá-las.
”
- Marta Puigdemasa, Chefe de redação da revista PERDIZ
PROBLEMA #5 étapes:
“
Tentamos falar sobre criação e cultura de imagem à volta do mundo.
”
- Isabelle Lesur, Chefe de redação de étapes:
Segue esta ligação para ler a opinião da Internet Age Media sobre este tema e saiba como as publicações de nicho estão a caminho de redefinir o futuro da edição.
Outros em
A arte tem sido uma forma de expressão e comunicação desde os primórdios da humanidade. Hoje em dia, as peças de arte que moldaram um certo período da história são as mesmas que influenciam os artistas de hoje nas suas mais diversas criações. Da pintura à fotografia, os nossos conteúdos centram-se nos processos tradicionais e digitais.
VER TODOS