SHARE
link copiado
SHARE
link copiado
Ver série
Esta foi a nossa primeira viagem à Escandinávia, então estávamos muito ansiosos em participar no último festival do We are Europa (Somos Europa). Apanhámos 3 voos entre o Porto, Frankfurt e Oslo para lá chegar, mas finalmente aterrámos em Tromsø, no extremo norte da Noruega. Encontrámos o Insomnia Festival, um pequeno festival que decorre na casa de um estudante e que, para além de um programa de música eletrónica de vanguarda, apresenta também um conjunto de conferências. Este foi o nosso ponto de partida para falar com os nossos dois convidados do último episódio da série Novos Activistas da Cultura Europeia: Aslak Holmberg e Srećko Horvat. Aslak é o vice-presidente do Conselho Saami, uma organização que visa preservar a cultura Saami na parte norte da Escandinávia; Horvat é filósofo, ativista, autor e fundador do Movimento Democracia na Europa (DiEM25).
Uma conversa entre Aslak Holmberg e Srećko Horvat
"O terraço de minha casa tem uma vista boa com telhados velhos, a Catedral das Luzes do Norte e a Montanha Sagrada...” - Não digas mais nada! Gjøa Orheim, o diretor do Insomnia festival, mostrou-nos o seu alpendre, onde passámos meia hora, com neve aos pés, a filmar e a falar com Aslat e Screckó sobre nomadismo e identidade.
Entretanto, ainda tivemos tempo para explorar os fiordes e observar, só por um bocadinho, a Aurora Boreal, também conhecida por Northern Light. Foi este o mote para dar o nome ao nosso último episódio da série Novos Ativistas da Cultura Europeia - porque continuamos a acreditar numa luz orientadora de esperança, apesar de Horvat afirmar que o apocalipse já aconteceu e que já estamos a sofrer os seus efeitos.
“
As grandes coisas na história e na vida humana surgem normalmente quando se ultrapassam fronteiras, quando se pega em algo que não é da nossa cultura e o integramos (...) num novo passo para criar algo novo.
”
- Srećko Horvat
“
Devemos passar de um pensamento nacionalista para um pensamento de direitos humanos.
”
- Aslak Holmberg
Aslak Holmberg
Aslak Holmberg (28) é um pescador de salmão, professor, estudante e membro do Parlamento Saami Njuorggán, Sápmi (Finlândia). Está envolvido em questões Saami e indígenas a nível nacional e internacional no âmbito das Nações Unidas. Ensinou a língua Saami do Norte na Universidade Saami de Ciências Aplicadas e está atualmente a estudar estudos indígenas na Universidade de Tromsø em Sápmi, na Noruega.
Srećko Horvat
Srećko Horvat é um filósofo da Croácia. Publicou mais de 100 livros traduzidos para 15 línguas. Os seus últimos livros incluem What Does Europe Want? (O Que Quer a Europa?) (em coautoria com Slavoj Žižek, 2014), Welcome to the Desert of Post-Socialism (Bem-vindo ao deserto do Pós-Socialismo) (2015), e The Radicality of Love (A Radicalidade do Amor) (2015). Juntos com Yanis Varoufakis, ele é um dos fundadores do DiEM25.
“New Activists of European Culture” (Novos Ativistas da Cultura Europeia) é uma série do Canal180 que se foca em conversas entre ativistas da Europa. Nascido de parcerias com a We are Europe (Somos Europa), e que promove, cria e produz os 8 maiores eventos europeus. O seu objetivo é desenvolver uma visão prospetiva da cultura eletrónica, da tecnologia e do espírito empresarial, contribuindo simultaneamente para novos desenvolvimentos sociais e políticos através de uma abordagem interdisciplinar.
O QUE FAZ DE NÓS HUMANOS?
O primeiro episódio tem como pano de fundo o Elevate Festival (Graz, Áustria). Vasilis Tsartsanis e Ben Frost partilharam as suas experiências de vida num ambiente de neve.
Lê a história.
A CIÊNCIA POLÍTICA É CAPAZ DE MUDAR AS POLÍTICAS?
Resistance, o segundo episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Lyon, França, durante o Nuits Sonores. Uma conversa entre Máret Ánne Sara e Angnieszka Wisniewska.
Lê a história.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARTE EM TEMPOS DE CONFLITO?
O terceiro episódio de New Activists of European Culture, Invisible Borders, centra-se numa conversa entre Mohamed Jabaly e Alistair Alexander. Gravado em Barcelona, Espanha, durante o Sónar.
Lê a história.
A DANÇA PODE LEVAR À MUDANÇA?
O quarto episódio de New Activists of European Culture, Politics of Dancing, tem lugar em Colónia, na Alemanha, durante o co/pop. Uma conversa sobre clubbing e ativismo entre Matthew Collin e Katarina Serulus.
Lê a história.
COMO É QUE OS CIDADÃOS COMUNS PODEM RECUPERAR O ESPAÇO PÚBLICO?
Beyond the Walls, o quinto episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Salónica, na Grécia, durante o Reworks. Uma conversa sobre ativismo cultural entre John Patelias e Nikos Kalligas.
Lê a história.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NOTURNA PARA AS CIDADES?
O sexto episódio de New Activists of European Culture, Notes from the Underground, tem lugar em Haia, nos Países Baixos, durante o Festival TodaysArt. Uma conversa sobre a vida nocturna e as suas possibilidades entre Ella Overkleeft e Sama Abdulhadi.
Lê o artigo.
in collaboration with