JUNTA-TE À CONVERSA

SHARE

link copiado

SHARE

link copiado

What's Next?
What's Next? reune uma coleção de pensamentos, enquanto explora tópicos relevantes e diferentes perspetivas.

Ver série

Arte
What's Next?

‏‏‎ ‎

What's Next: a new beginning
How is art reacting to a post-pandemic world?

Quando lançámos pela primeira vez o What’s Next? nos primeiros meses da pandemia em 2020, estávamos a refletir sobre a liberdade e como esta se entrelaça profundamente com a arte: "A arte é liberdade, mesmo que apenas liberdade para expressar liberdade. Mas o que mais pode a arte fazer por nós (e nós por ela) em tempos de crise?". Agora que estamos finalmente a voltar ao normal em termos de viagens e a encontrar novas conexões de forma física, queríamos saber o que as pessoas na área da arte pensam sobre o futuro novamente — O futuro é o que esperávamos? Como estamos a voltar ao normal? O isolamento durante a pandemia impactou o nosso trabalho ou a forma como vemos as coisas? Estamos a voltar ao que tínhamos antes? O que vem a seguir na música, nas galerias, na fotografia e nas comunidades artísticas?

Durante o ano de 2021, fomos a Tremor nos Açores, visitámos Amsterdão durante a Unseen Photo Fair e Bruxelas durante a We are europe's European Lab & Nuits Sonores e organizámos o 180 Media Lab na nossa cidade, Porto. As nossas viagens são sempre oportunidades para conhecer novas pessoas e expandir a nossa rede, então aquelas viagens resultaram numa série de pensamentos sobre o que vem a seguir neste novo começo.

What’s Next: a new beginning é o resultado de quem temos ouvido, das nossas viagens e da maneira como fazemos as coisas. Dois anos depois, reunimos as perspetivas de 8 artistas, galeristas e músicos num vídeo que retrata um novo começo.

CONHECE OS ENTREVISTADOS

Alice van den Abeele administra a Alice gallery em Bruxelas com o seu marido e foi-nos recomendada pelo nosso amigo designer Lourenço Providência. Erik Kessels, com quem nos encontramos ocasionalmente a vender os seus livros na Unseen Photo Fair em Amesterdão, ainda se lembrava de nós desde a primeira vez que nos conhecemos durante o Element Talks em 2017. Khyam Allami foi uma sugestão do We are Europe, e ficámos interessados em conhecê-lo melhor depois de ler este artigo da Pitchfork. Sofia Carolina Botelho e Rúben Monfort representam a Vaga, um novo espaço para refletir sobre artes e conhecimento que tivemos a oportunidade de visitar enquanto estávamos nos Açores. Mira Calix foi um dos convites da curadora Joana Seguro para a 1ª edição do 180 Media Lab, uma semana de concertos, circuitos artísticos e transmissões que aconteceram no Porto e online em novembro passado. Roderick van der Lee é o diretor da Unseen Photo Fair, com quem colaborámos como parceiro de media para a nova secção da Unseen, Unbound (destacando a fotografia fora do formato), da qual criámos a série Filling the Cracks. E, finalmente, Angelica Salvi, uma figura que, nos últimos anos, se tem tornado importante na cena musical do Porto, a cidade onde estamos localizados.

What's Next: a new beginning

ALICE VAN DEN ABEELE

Alice van den Abeele e Raphaël Cruyt abriram a Alice gallery em Bruxelas em 2005. Com uma visão "glocal", as exposições ecoam uma cultura globalizada emergente que é transversal, participativa, empática e hiperconectada. Em 2016, Raphael e Alice abriram o MIMA, um Museu de Arte Contemporânea no centro de Bruxelas, onde asseguram a direção artística.

ERIK KESSELS

Erik Kessels é um artista, designer e curador holandês com grande interesse pela fotografia. Desde 1996, Kessels é Parceiro Criativo da agência de comunicação KesselsKramer em Amesterdão e trabalha para clientes nacionais e internacionais como Nike, Diesel, entre muitos outros. Como artista e curador, Kessels publicou mais de 70 livros das suas imagens 'reapropriadas': Missing Links (1999), The Instant Men (2000), in almost every picture (2001-2019) e Shit (2018). Ele trabalha como editor de fotografia em revistas, professor, curador e artista.

What's Next: a new beginning
What's Next: a new beginning

KHYAM ALLAMI

Khyam Allami é um músico multi-instrumentista iraquiano-britânico, compositor, investigador e fundador da Nawa Recordings. Principalmente um tocador de Oud, a sua pesquisa artística foca no desenvolvimento de práticas contemporâneas e experimentais baseadas nos fundamentos da música árabe, com ênfase na afinação e microtonalidade. Apesar de ter começado a tocar o Oud – o seu instrumento principal – apenas na casa dos vinte anos, Allami rapidamente se tornou um performer de renome internacional.

VAGA — SOFIA CAROLINA BOTELHO & RÚBEN MONFORT

Vaga, localizada em Ponta Delgada nos Açores, é um espaço para pensar sobre artes e conhecimento, atento às dinâmicas da ilha e aos seus habitantes. Tem a intenção de proporcionar à cidade um espaço dedicado às artes contemporâneas, com um programa regular e multidisciplinar que envolve a apresentação e receção de projetos de exposições, performances, conversas, workshops/masterclasses e residências artísticas.

What's Next: a new beginning
What's Next: a new beginning

MIRA CALIX

Mira Calix é uma artista e compositora premiada do Reino Unido. A música e o som, que ela considera um material escultórico, estão no centro da sua prática. O seu trabalho explora a manipulação desse material em formas visíveis e físicas através de instalações multidisciplinares, escultura, vídeo e obras de performance. A prática de Calix é fluida, permitindo que a pesquisa, o local e o tema influenciem uma escolha variável de materiais e meios.

RODERICK VAN DER LEE

Roderick van der Lee é o diretor executivo de Unseen, uma feira de arte dedicada aos novos desenvolvimentos em fotografia contemporânea localizada em Amsterdão. Roderick trabalhou para o Museu de Fotografia Foam de Amesterdão, onde dirigiu o prémio internacional Foam Talent Call (para fotógrafos com menos de 35 anos), antes de fundar a Unseen, uma feira também dedicada a fotógrafos jovens, assim como a galerias emergentes.

What's Next: a new beginning
What's Next: a new beginning

ANGÉLICA SALVI

Angélica Salvi é uma harpista espanhola e compositora que vive no Porto desde 2011. Ela possui uma carreira artística brilhante e extensa, durante a qual trabalhou com compositores como Takayuki Ray e Joseph Waters, assim como com músicos improvisadores como Butch Morris, Evan Parker e Han Bennink. Ao longo dos últimos 10 anos, mergulhou no mundo do jazz, pop, rock e eletrónica. Angélica também fez parte de múltiplos projetos nas áreas da música experimental, dança, artes visuais e teatro.

Outros em 

Arte

A arte tem sido uma forma de expressão e comunicação desde os primórdios da humanidade. Hoje em dia, as peças de arte que moldaram um certo período da história são as mesmas que influenciam os artistas de hoje nas suas mais diversas criações. Da pintura à fotografia, os nossos conteúdos centram-se nos processos tradicionais e digitais.

Ver todos

CANAL180 NA TUA CAIXA DE CORREIO

Junta-te à nossa newsletter para ficares a par de futuros conteúdos e projetos!

COM O APOIO DE

What's Next: a new beginning
canal180.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile