JOIN THE CONVERSATION 

Filmmaking

SHARE

copied link

Desde que o The Buggles' Video Killed the Radio Star foi, ironicamente, o primeiro videoclipe a ser lançado na MTV, o primeiro canal de vídeo musical 24 horas, o meio não parou de evoluir. Desde então, os vídeos musicais evoluíram em formato, duração e abordagens. Podemos não considerar assistir a eles como um evento, tanto quanto costumava ser, mas numa era digital, um vídeo musical pode potencializar lucros consideráveis para os artistas, permanecendo como o maior formato de streaming de música. Então, como é que os vídeos musicais estão a evoluir e o que é que o futuro reserva para eles?

A música e os vídeos musicais sempre foram um dos nossos temas favoritos e uma constante no nosso radar. Estamos sempre à procura de artistas e diretores mais incríveis. A série Director ID e o constante recurso de vídeos musicais no nosso canal de TV são um testemunho disso. Com tempo extra nas nossas mãos, muitas vezes voltamos ao 'Hoje Escolho Eu', para o qual convidamos pessoas da nossa comunidade a selecionar uma playlist de videoclipes para o nosso canal de TV.

Tínhamos tudo isto em mente, quando a MIL - Lisbon International Music Network nos pediu para organizar e moderar uma palestra sobre o Rethinking Music Video Formats Today. Para a conversa, nós tínhamos convidado Karen Saurí (CANADÁ produtor de videoclipe), Theresa Adebiyi (Diretor Criativo da Partisan Records), Ian Pons Jewell (Diretor apresentado no Director ID) e Amar Ediriwira (4:3 Boiler Room). MIL 2020 foi cancelado, como todos os eventos naquele momento, mas decidimos que, mesmo que não pudéssemos comparecer pessoalmente, ainda queríamos apresentar essa conversa a vocês. Então, pulamos numa chamada do Zoom com Karen e Ian. O resultado é este filme, uma conversa entre um produtor e um diretor, sobre o que está no futuro para videoclipes.

RETHINKING MUSIC VIDEO

FORMATS TODAY

Karen e Ian falam sobre a história dos vídeos musicais, e a relevância da MTV em sua evolução. Ian lembra como "a MTV era uma casa de vídeos musicais" e Karen menciona que "de certa forma nós amamos a ideia de que a MTV ainda está nas nossas cabeças". Olhando para o presente, eles discutem como abordar a criação de um videoclipe, contar histórias e se há alguma mudança nos formatos de vídeo musical. Eles também falam sobre os problemas sistémicos de negócios e contratuais da indústria, e a ameaça que podem representar para aqueles envolvidos no processo de fazer os vídeos musicais que todos nós amamos assistir.

Rethinking-Music-Videos-questions

foto by Alvaro Campos

Os problemas com o processo de videoclipes são algo que os diretores vêm se a unir para lutar. Um exemplo disso é a We Direct Music Videos. Iniciado pela dupla de diretores DANIELS, o WDMV é uma organização de voluntários composta por produtores e diretores, que estão a trabalhar para promover melhorias no processo de videoclipes para serem mais respeitosos, transparente, e minimizar o trabalho gratuito em nome dos milhares de diretores de videoclipes que representam.

Para mim um vídeo musical (...) é uma reação visual à música. É algo que cria a imagem na minha mente que eu não teria ido se não ouvisse a música.

- Ian Pons Jewell

Frames-from-Music-Videos-directed-by-Ian

Frames from music videos directed by Ian Pons Jewell

Ian Pons Jewell (UK)

Ian Pons Jewell é um diretor de cinema de Londres. Ele estabeleceu-se como um dos melhores diretores trabalhando hoje devido aos mundos que cria com a sua narrativa peculiar e original. Os seus vídeos musicais, para artistas como Paolo Nutini, Naughty Boy, Vince Staples, NAO e Valentino Khan, reúnem bilhões de hits no Youtube. Ele foi nomeado 3 vezes para 'Melhor Diretor' pelos UKMVAs e BUG nomeou-o como 'um dos melhores diretores de videoclipes a trabalhar atualmente'.

Karen Saurí (ES)

Karen Saurí é especialista em produção audiovisual que vive em Barcelona, mas com malas sempre prontas para ir com a equipa a qualquer parte do planeta. É produtora de videoclipes para a produtora CANADA, onde produziu vídeos musicais para Rosalia, Dua Lipa, Shura e Tame Impala, contribuindo para fazer do CANADA uma das referências na produção de videoclipes. No ano passado, ela produziu vídeos para Foals e Shura, que foram nomeados para os UKMVAs 2019.

How do you approach a music video?

Imagens de videoclipes produzidos por Karen Saurí (CANADÁ)

Quando tens uma boa faixa, tens mais de 50% de um videoclipe.

- Karen Saurí

E tu? Quais são alguns dos teus vídeos musicais favoritos? Deixa-nos saber nas redes sociais, onde também podes manter-te atualizado sobre as outras histórias.

other in

Filmmaking

VIEW ALL

CANAL180 IN YOUR INBOX

Join our newsletter to stay updated on the latest content and upcoming projects!

SupPorted By

How do you approach a music video?
canal180.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile