SHARE
copied link
SHARE
copied link
VIEW SERIES
Tudo começou em Gen Haag, 2017. Os primeiros contactos entre nós, Canal180, e We are Europe deram frutos e fomos convidados a ir ao festival para produzir um documentário que abordava colectivismo em oposição ao individualismo, onde conhecemos artistas e investigadores como Bogomir Doringer, Manuel Beltrán ou Liisa Janssens - e Thoughts on Collectivism nasceu. Um ano depois voltamos ao TodaysArt para conhecer Ella Overkleeft e Sama. Ella é a co-fundadora da fundação Night-Mayor em Amsterdão, e defende uma vida noturna diversificada, criativa e inclusiva para todos; e Sama dá força aos artistas de música árabe e foi a primeira DJ mulher a tocar no Boiler Room na Palestina.
Uma conversa entre Ella Overkleeft e Sama Abdulhadi
Em 2018 voltamos ao TodaysArt, desta vez integrado no circuito de festivais do We are Europe. Esta era a nossa sexta viagem num ano e na nossa bagagem trouxemos os três primeiros filmes da série New Activists of European Culture (Novos Ativistas da Cultura Europeia), que apresentámos no painel Contexto do festival. Desta vez falamos com Ella Overkleeft, a co-fundadora de Night-Mayor, e Sama. Ambas estão a lutar para educar a sociedade através do clubbing e falaram sobre como a noite pode mudar a vida quotidiana e ajudar a quebrar estereótipos e convenções da vida quotidiana.
A conversa desenvolveu-se em torno da ideia de representatividade e de decisões participativas dos cidadãos, uma vez que a noite pode proporcionar o contexto perfeito para mudar mentalidades. Depois da última edição de Boiler Room na Palestina e o impacto que teve nas autoridades, Sama perguntou-se de que forma é que a vida noturna pode ajudar o seu país a ter uma imagem mais positiva para os outros, e mostra o que está para lá do conflito na qual a Palestina está envolvida.
“
Na noite pensas em possibilidade, não em limitações. Podes abrir a tua mente e dançar ao som da música, ou interagir com alguém com quem nunca te deparaste antes. E é por isso que isto é tão importante para uma comunidade. Faz algo por ti enquanto pessoa.
”
- Ella Overkleeft
Ella Overkleeft
Ella Overkleeft é uma consultora cultural com ênfase no desenvolvimento social e urbano. É co-fundadora da fundação Night-Mayor em Amesterdão; uma organização independente, sem fins lucrativos, dedicada a manter uma vida noturna dinâmica, reforçando simultaneamente as ligações entre o município, os clubes e festivais e os residentes, para sustentar Amesterdão como uma capital criativa. Fundou também a No Sheep Allowed, uma plataforma de ativismo criativo.
Sama Abdulhadi
Sama Abdulhadi foi a primeira pessoa a introduzir o techno à sua terra natal na Palestina. Começou a fazer festas como DJ em Ramallah e, em 2010, já produzia a sua própria música eletrónica, techno e house, e continua a ser a única a tocar esta marca de techno na Palestina até agora. Durante o dia é uma engenheira de aúdio com uma licenciatura em Engenharia de Aúdio e Produção Musical.
“New Activists of European Culture” é uma série do Canal180 que se centra em conversas entre ativistas da Europa. Nasceu da parceria com a We are Europe, que promove, cria e produz 8 grandes eventos europeus. O seu objetivo é desenvolver uma visão prospetiva da cultura eletrónica, da tecnologia e do empreendedorismo, contribuindo simultaneamente para novos desenvolvimentos sociais e políticos através de uma abordagem interdisciplinar.
O QUE FAZ UMA CULTURA?
O sétimo episódio de New Activists of European Culture, Northern Light, tem lugar em Tromsø, Noruega, durante o Festival Insomnia. Uma conversa sobre nomadismo moderno e identidade entre Aslak Holmberg e Srećko Horvat.
Lê a história.
O QUE FAZ DE NÓS HUMANOS?
O primeiro episódio tem como pano de fundo o Elevate Festival (Graz, Áustria). Vasilis Tsartsanis e Ben Frost partilharam as suas experiências de vida num ambiente de neve.
Lê a história.
A SOCIEDADE POLÍTICA É CAPAZ DE MUDAR A POLÍTICA?
Resistance, o segundo episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Lyon, França, durante o Nuits Sonores. Uma conversa entre Máret Ánne Sara e Angnieszka Wisniewska.
Lê a história.
O QUÃO IMPORTANTE É A ARTE EM TEMPOS DE CONFLITO?
O terceiro episódio de New Activists of European Culture, Invisible Borders, centra-se numa conversa entre Mohamed Jabaly e Alistair Alexander. Gravado em Barcelona, Espanha, durante o Sónar.
Lê a história.
A DANÇA PODE LEVAR À MUDANÇA?
O quarto episódio de New Activists of European Culture, Politics of Dancing, tem lugar em Colónia, na Alemanha, durante o co/pop. Uma conversa sobre clubbing e ativismo entre Matthew Collin e Katarina Serulus.
Lê a história.
COMO PODEM OS CIDADÃOS COMUNS RECUPERAR O ESPAÇO PÚBLICO?
Beyond the Walls, o quinto episódio de New Activists of European Culture, tem lugar em Salónica, na Grécia, durante o Reworks. Uma conversa sobre ativismo cultural entre John Patelias e Nikos Kalligas.
Lê a história.
in collaboration with